Sumário
ToggleWeb Designer para empresas
Web Designer é o profissional que cria o design e estrutura e um site e fica apto a aplicação de manutenção, atualizações e hospedagem do site. Tão importante quanto o design gráfico que cuida de toda a identidade visual da empresa. Essas são duas áreas do conhecimento que estão envolvidas em tudo o que a sua empresa precisa para existir na mente dos consumidores.
Todos os itens que materializam a sua empresa no mundo físico e digital passa pelas mãos do Designer Gráfico e do Web Designer. Essa habilidade profissional, ou a falta dela, podem fazer absoluta diferença entre o sucesso ou o fracasso da sua marca.
Descubra como o Designer Gráfico e o Web Designer podem ajudar a sua empresa a crescer.
O que faz o Web Designer e o Designer Gráfico?
Marca
Identidade visual é a assinatura da sua empresa no mundo. É através dela que o consumidor reconhece os seus produtos e serviços.
O Designer Gráfico é quem desenvolve a marca (logotipo) da sua empresa, item base da identidade visual. A identidade visual inclui a papelaria básica: cartão de visitas, envelope, pasta e papel timbrado. Além disso, todo material que expõe a sua marca deve seguir o mesmo padrão de comunicação: assinatura de e-mails, crachá etc.
Produto
O Designer é o responsável pela materialização da ideia no desenvolvimento de produtos, criando formas interessantes e funcionais para que o produto atenda às expectativas dos consumidores e para que seja relevante no mercado. As grandes inovações de produto passam pelas mãos do designer.
Embalagem
Um produto fenomenal pode perder toda a percepção de valor do consumidor se estiver em uma embalagem que não o destaque adequadamente. A embalagem tem a função de proteger o produto, entregar informações importantes a respeito dele e destacá-lo no ponto de venda. O Designer Gráfico é quem cria a arte da embalagem e define o formato dela.
Material Promocional
O Designer Gráfico é quem cria e elabora o projeto gráfico do material promocional e de merchandising que será usado para divulgação do produto: folders, panfletos, catálogos, cartazes, banners em lona, faixas, letreiros, totens, displays, Wobbler, adesivos, entre outros.
A apresentação gráfica do material institucional e promocional da empresa têm reflexo sobe a percepção de qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bem como, a respeito da credibilidade da marca.
Propaganda
Comunicar o posicionamento da empresa, a essência da marca ou recomendação de uso de um produto não é coisa fácil. O Designer Gráfico conhece recursos, domina técnicas e sabe usar ferramentas de maneira eficaz para atingir os objetivos de propaganda da empresa.
O Designer Gráfico pode criar anúncios para revista, jornal, outdoor e sinalização de mobiliário urbano, entre outros formatos.
Sites
Um site é fundamental na estratégia digital de qualquer negócio. Atualmente, a presença digital é fator inegável para que as empresas tenham sucesso no mundo online e off-line.
O Web Designer é quem cria o layout do site, da landing page ou da loja virtual pensando no visual sob o aspecto da usabilidade. Além disso, o projeto deve ser pensado estruturalmente de forma a atender os requisitos mínimos de SEO necessários para o bom desempenho do site nos buscadores.
Mídias Sociais
O Web Designer e o Designer Gráfico podem trabalhar em conjunto em várias atividades, como é o caso cada vez mais comum dos projetos de Mídias Sociais.
Personalização de canal, imagens de engajamento, anúncios e publicações com textos, imagens e vídeos exigem criatividade, alinhamento com a identidade visual e adequação às boas práticas das Redes Sociais. Por isso, a atuação do Web Designer e do Designer Gráfico é imprescindível para impressionar os potencias e atuais clientes da empresa.
E-mail marketing
Entregar a mensagem correta, da forma adequada para a público certo é mais difícil do que parece.
Um e-mail marketing ou newsletter deve ser entregue na caixa de mensagem das pessoas, tem que ser aberto por elas e é desejável que seja lido e “clicado” pelo cliente, conforme o objetivo da campanha: para preencher um cadastro, comprar, compartilhar a informação etc.
O Web Designer e o Designer Gráfico podem desenvolver peças de e-mail funcionais, de acordo com as regras de usabilidade e entregabilidade dos servidores de e-mail.
Viu como o Designer Gráfico e o Web Designer estão envolvidos em toda a comunicação da sua marca? Não arrisque a sua empresa com “arte” amadora, essa é uma economia que pode sair cara.
Quer saber mais sobre as atividades do Designer Gráfico e o Web Designer? Leia outros posts no nosso Blog.