Embora UX (experiência do usuário) e UI (interface do usuário) tenham nomes semelhantes, elas são completamente diferentes mas igualmente importantes na criação de sites.
Enquanto um se refere à experiência e à sensação do usuário, o outro feito para um lado mais racional da criação de sites.
Se você está um pouco cansado de ouvir os dois termos no trabalho ou se é a primeira vez que ouve falar deles. Veja os segredos que estão por trás dessas técnicas multidisciplinares!
Sumário
ToggleO que são UX e UI?
A percepção que um usuário tem ao interagir com um site, blog, aplicativo móvel ou loja online é conhecida como experiência do usuário, ou UX (User eXperience), no marketing digital.
Feitos em conceitos relacionados a usabilidade e a UX, mas distintos, e muitas vezes confundidos.
Usabilidade é o termo usado para descrever a facilidade com que um site pode ser usado, mas o termo “User eXperience” refere-se a um conjunto de elementos relacionados à forma como um usuário interage com um site e contribui para uma experiência positiva nele.
Já a interface do usuário, ou UI, é direcionada ao usuário pelo seu site à medida que ele o utiliza. Você quer que um visitante do seu site execute um conjunto específico de ações assim que chegar a ele, sendo assim ele é muito usado na criação de sites.
Portanto, se a UI for bem projetada, ela poderá direcionar a navegação dos usuários e influenciar naturalmente eles a fazer algumas ações.
Se o seu objetivo é fazer com que os usuários solicitem leads de negócios, tudo em sua página (conteúdo, menus de navegação, CTAs, imagens etc.) deve ser projetado para permitir isso. O usuário deve trabalhar em conjunto para despertar essa necessidade dentro dele.
Por que o UX e UI é importante na criação de sites
Um site deve ser utilizável, intuitivo, bem organizado, com menu de navegação claro e objetivo. Seja ele um site institucional, loja virtual ou uma landing page, utilize sempre links, banners e imagens bem compreensivas para que que os usuários possam navegar sem dificuldades.
Dessa forma, o usuário conseguirá encontrar rapidamente o que estão procurando sem dificuldades em navegação.
Aumentar as conversões
O aumento das conversões é impulsionado por UI e UX que proporcionam uma experiência positiva ao usuário tendo grande papel em lojas online e landing page para captar leads.
Por exemplo, é mais provável que os compradores online comprem produtos de sua loja ou deixem seu valiosos leads em site, se puderem acessar facilmente seu conteúdo e encontrar produtos ou serviços de forma fácil.
Melhora o posicionamento de SEO
O ranqueamento orgânico, mas conhecido como SEO, em especial o Google, classificam os sites que oferecem uma experiência positiva ao usuário em seus resultados de busca.
Ao desenvolver seu site, deve se concentrar em todos os fatores que melhoram a interação do visitante com o site, como: Usabilidade da UI para velocidade de carregamento da página, qualidade do conteúdo, design responsivo que leva em conta as características exclusivas dos dispositivos móveis e melhor classificação.
Aumenta a fidelidade do visitante
É mais provável que os visitantes de um site, loja online ou landing page retornem e se tornem usuários ou clientes recorrentes por terem experiência positiva.
Fundamental para o sucesso de qualquer programa de fidelidade, a UX e UI, executado por meio do marketing digital.
Reduz a taxa de rejeição
Um site com um tempo de carregamento rápido garantirá que os visitantes permaneçam no site e não o abandonem por terem de esperar para acessar o conteúdo.
Na criação de um site esse é um fator importante! Muitos estudos indicam que, quando um site leva mais de 3 a 3,5 segundos para carregar, a taxa de abandono aumenta
Sendo que a taxa de abandono fica como o número de usuários que deixam o site sem nem mesmo ver seu conteúdo. Hoje o Google disponibiliza de sua ferramenta chamada PageSpeed Insights que é capaz de fazer um monitoramento completo da estrutura de seu site.
Favorece a imagem da marca
Se os clientes conseguirem o que estão procurando e fizerem sem muito esforço e por meio de uma UI atraente e intuitiva, a impressão sobre a marca será mais satisfatória.
Um cliente satisfeito tende a recomendar sua experiência positiva para as pessoas ao seu redor, levando a novos clientes em potencial.
Ao contrário, se a experiência não for totalmente satisfatória, a imagem da marca cai à medida que os usuários comunicarem os problemas que tiveram com determinada plataforma online.
Economize tempo e dinheiro na criação de sites
Investir em um excelente design de UI e UX no desenvolvimento de seu site, ajuda você a economizar muito tempo e dinheiro. Também há pouca chance de que os usuários tenham problemas com o aplicativo, pois ele já tem a garantia de funcionar corretamente e sem problemas.
Ao criar um site nos padrões corretos e de forma adequada, pode poupar você de um trabalho de reestruturação de site frequente . O que significa que você pode economizar dinheiro e tempo, pois não precisará resolver de um redesign do seu site com frequência.
A importância do UI para aprimorar a UX na criação de sites
Ao integrar o design da UI ao desenvolvimento de um projeto da Web, é possível reduzir os riscos de projetar elementos que dificultam a interação do usuário e, portanto, prejudicam a UX.
Enquanto os designers de UX cuidam dos aspectos técnicos de um site, landing page ou aplicativo, os designers de UI cuidam do aspecto visual e das partes de design gráfico da criação do produto.
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