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SEO – Otimize seu site e melhore seu rankeamento no Google

Se você tem um site ou trabalha em um, certamente já ouviu falar de SEO. Mas você sabe o que, de fato, significa isso? A sigla SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.

Essa otimização se trata de um conjunto de técnicas que tem uma única intenção: melhorar o rankeamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. Em outras palavras, deixar um site no topo das pesquisas. 

Afinal, estar bem posicionado nos resultados de busca vai aumentar a visibilidade do seu site, atrair mais visitantes e, consequentemente, gerar mais negócios. 

Portanto, neste artigo, vamos te explicar como você pode utilizar o SEO para otimizar o seu site e melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca. Vamos lá? 

Por que o SEO é tão importante?

Como explicamos anteriormente, o SEO é uma estratégia de marketing digital para melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de busca no Google, Bing, Yahoo, entre outros. E por quê isso é importante? 

Bem, primeiramente porque a maioria das pessoas usa esses mecanismos para tirar dúvidas, pesquisar produtos, e novas fontes de conteúdo. Então, é uma das melhores formas de atrair mais visitantes para o seu site, ou mais compradores para os produtos que você vende. 

Além disso, essas pessoas também confiam muito nos resultados de suas pesquisas, então o usuário sempre optará em clicar nos primeiros sites que aparecerem, pois eles já entendem que esses sites tem o que ele está buscando, caso contrário os mecanismos de busca não estariam os apresentando. 

Isso acaba tornando o SEO uma das estratégias mais importantes para o sucesso de um site. 

Então, sintetizando, o objetivo do SEO é tornar os sites mais relevantes e acessíveis para os usuários que pesquisam por termos ou frases relacionados ao seu negócio, produto ou nicho.

Como melhorar o rankeamento do seu site com as técnicas de SEO

Para conseguir melhorar o rankeamento do seu site com o SEO, existe uma série de fatores e técnicas que você deve levar em consideração. 

Que vão desde a escolha das palavras-chave corretas, a criação de um conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo, a otimização de tags e meta-descrições e a construção de bons backlinks.

A seguir te mostraremos quais são as principais técnicas que você deve utilizar para melhorar o rankeamento do seu site. 

1. Escolha e densidade da palavra-chave

A escolha da palavra-chave correta é um dos pontos principais do SEO. Primeiramente, você deve entender o que normalmente as pessoas pesquisam para buscar pelo seu conteúdo ou produto. 

Existem algumas plataformas, como a SemRush e a Ubersuggest, que mostram em números reais os volumes de pesquisa de cada palavra-chave e pesquisas relacionadas que os usuários costumam fazer. 

Após definir a palavra-chave, você deve utilizá-la no conteúdo do site, nas tags e nas meta-descrições para ajudar a melhorar o seu rankeamento nos mecanismos de busca. 

No entanto, há um ponto importante: é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade de palavras-chave, pois isso pode ser considerado spam pelos mecanismos de busca. 

A densidade ideal de palavras-chave é de cerca de 1 a 2% do texto. Então, por exemplo, um texto de 1000 palavras não pode repetir a palavra-chave mais de 20 vezes. 

As principais recomendações em relação a palavra-chave no SEO são:

  • Usar a palavra-chave no título;
  • Usar a palavra-chave na URL;
  • Usar a palavra-chave na metadescrição; 
  • Incluir a palavra-chave no início do conteúdo;
  • Incluir a palavra-chave nos subtítulos e nas imagens;
  • Não ter utilizado a palavra-chave no mesmo site anteriormente.

2. Títulos e subtítulos

Outro ponto importante é a utilização dos títulos e subtítulos para organizar o conteúdo e existem vários fatores que os tornam tão importantes.

Em primeiro lugar, eles são importantes porque ajudam os leitores a encontrar mais facilmente o que estão procurando. Ao bater o olho no subtítulo, o leitor já pula para a parte que realmente o interessa e evita que ele saia do seu site sem ter encontrado o que ele estava procurando. 

Além disso, os títulos e subtítulos também ajudam os mecanismos de busca a identificar o assunto do conteúdo de forma mais fácil.  

Outro ponto importante é que eles tornam o texto mais legível e visualmente mais agradável de se ler, o que acaba fazendo com que os visitantes permaneçam mais tempo na página. Pois não se torna uma leitura cansativa. Portanto, o ideal é que você adicione ao menos um subtítulo a cada 300 palavras.

Por fim, também é recomendado incluir a palavra-chave principal no título e em pelo menos um subtítulo.

3. Palavras de transição 

As palavras de transição são essenciais para que o conteúdo tenha conexão entre as frases e seja um texto fluido. Além disso, elas são um dos principais critérios de legibilidade, o que é essencial para o SEO. 

Portanto, é necessário que ao menos 30% do texto contenha palavras de transição. As principais delas são:

  • Além disso;
  • Por outro lado;
  • No entanto;
  • Ademais;
  • Em contraste;
  • Além do mais;
  • Porém;
  • Entretanto;
  • De fato;
  • Em resumo;
  • Em conclusão;
  • Em síntese;
  • Portanto;
  • Assim;
  • Dessa forma;
  • Logo;
  • Consequentemente;
  • Como resultado;
  • Por conseguinte;
  • Em primeiro lugar;
  • Em segundo lugar;
  • Finalmente;
  • Sobretudo;
  • Na verdade;
  • De qualquer forma;
  • Ainda assim;
  • Em outras palavras;
  • Vale ressaltar;
  • Importante destacar;
  • Por último.

4. Não utilizar voz passiva

Caso você não se lembre das aulas de Língua Portuguesa, a voz passiva é uma construção gramatical em que o objeto da frase se torna o sujeito da ação. Ou seja, na voz passiva, o sujeito sofre a ação em vez de realizar. 

Por exemplo, na frase “A casa foi construída pelo engenheiro”, a casa é o objeto da ação e se torna o sujeito da frase na voz passiva.

Mas o que isso tem a ver com SEO? Tudo! Pois os mecanismos de pesquisa dão preferência para textos escritos em voz ativa, pois eles são considerados mais claros, diretos e envolventes para o leitor. 

Além disso, a voz ativa geralmente utiliza menos palavras para transmitir a mesma ideia, o que acaba sendo mais eficiente em termos de otimização de conteúdo.

No entanto, isso não significa que a voz passiva deve ser totalmente abolida. Em alguns casos, a voz passiva pode ser útil para destacar informações importantes e enfatizar certas ideias. Porém, o texto não pode ter mais que 10% de voz passiva. 

5. Frases consecutivas 

Outro ponto importante é não usar frases consecutivas. Pois repetir várias vezes a mesma frase, ou começar muitas frases exatamente da mesma maneira pode ser configurado spam. Então, os mecanismos de busca darão menos visibilidade ao conteúdo.

6. Tamanho das frases e dos parágrafos

O tamanho das frases e dos parágrafos também é outra questão importante. As frases podem ter no máximo 25 palavras, e o ideal é que os parágrafos tenham no máximo 4 linhas. 

Pois os mecanismos de busca entendem que frases ou parágrafos muito longos tornam a leitura cansativa e menos atrativa para os usuários. 

7. Linkagem interna e externa

As linkagens também são um fator importante para o SEO de um site, enquanto a linkagem interna leva para outras páginas do mesmo site, a linkagem externa leva o visitante para sites diferentes. 

A linkagem interna tem o objetivo de fazer o leitor ficar mais tempo no seu site, além de aumentar a autoridade dele. 

Já a linkagem externa ajuda os mecanismos de busca a entenderem a relevância e a autoridade do seu site em relação a outros sites do mesmo nicho. 

9. Conteúdo de qualidade

Por fim, nada disso vai funcionar se o conteúdo do seu site não for de qualidade. Afinal, o objetivo principal dos mecanismos de busca é dar aos usuários um conteúdo relevante. 

Se você utilizar todas as técnicas acima, mas os visitantes não encontrarem as respostas para as dúvidas que tem, eles sairão rapidamente do seu site, e logo seu rankeamento vai cair.

Portanto, quando estiver aplicando essas técnicas pense em como você gostaria que o conteúdo estivesse estruturado, o que o torna mais atraente e fácil de ler e que tipo de título, subtítulos e meta-descrições te fariam se interessar pelo conteúdo! 

Como saber se estou usando essas técnicas da forma correta? 

Entendemos que são muitas as técnicas e recomendações de SEO, mas fique tranquilo. Embora seja importante você conhecer essas técnicas, existem diversos plugins que ajudam muito a conferir se você está no caminho certo.

Como por exemplo o Yoast, que é um dos plugins mais utilizados para SEO no WordPress. Além do Rank Math, um plugin que também é muito interessante! 

Conclusão

Basicamente, para otimizar um site, melhorar o rankeamento e ficar no topo das pesquisas nos mecanismos de busca, é necessário focar na experiência do usuário. Se você reparar bem, cada uma dessas técnicas consiste em deixar o conteúdo mais agradável para os seus visitantes. 

Portanto, além de seguir as técnicas a seguir para melhorar sua pontuação de SEO, pense no que o seu público-alvo gostaria de encontrar, que tipo de conteúdo é relevante para ele, tente deixar o texto o mais claro e simples de ler possível, que com certeza isso ajudará muito no posicionamento do seu site!

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