SEO – Otimização de sites para pequenas empresas
A otimização de sites (SEO) é tão importante para as pequenas empresas quanto a própria criação do site.
Um bom site é aquele que cuida da experiência do usuário, para que seja a melhor possível (Usabilidade), sem perder de vista os critérios de indexação nos mecanismos de busca (Search Engine Optimization). Essa combinação não é tão simples e exige técnica para dar certo.
Quer que a sua empresa apareça bem nos resultados de busca do Google e dos outros buscadores? Separamos alguns itens que você precisa saber sobre SEO para pequenas empresas. Vem ver:
Afinal, o que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para mecanismos de busca é a técnica de preparar um conteúdo em um ambiente digital para que ele seja encontrado pelo Google, Bing, Yahoo, Duck Duck Go e outros buscadores, para ser exibido nos resultados das buscas feitas pelos usuários.
Por que SEO é importante para a pequena empresa?
• Quase 70% das pesquisas feitas na internet tem o objetivo de identificar marcas e produtos;
• Mais de 90% das pessoas que fazem pesquisa na internet clicam apenas nas informações que aparecem na primeira página de resultados;
• Normalmente, pequenas empresas não têm dinheiro para fazer propaganda.
Com poucas alternativas de divulgação, a pequena empresa deve aproveitar recursos gratuitos ou ferramentas que exigem pouco investimento para fazer propaganda “orgânica”, como é o caso do SEO, para divulgar a empresa, seus produtos e serviços.
Alguns termos que você precisa conhecer sobre SEO
Há muitos termos específicos utilizados na técnica de SEO. Antes de contratar uma empresa para fazer a otimização do seu site, sugerimos que você se familiarize com algumas palavras para entender melhor as conversas que surgirão sobre esse tema:
• Autoridade: significa a reputação de um site para determinado assunto, o quanto um site é relevante para falar sobre algum tema;
• CTA ou Call to Action: é a instrução para o usuário saber o que ele tem que fazer no site. Geralmente, é o texto que fica visível no botão de ação. Exemplo: baixar agora, contratar;
• Conversão: conclusão de um objetivo, resultado final. Exemplo: cadastro preenchido, venda concluída, arquivo baixado;
• Domínio: nome do site, endereço principal do site;
• Link interno: link de uma página do seu site direcionando para outra página dentro do seu próprio site;
• Link externo: link do seu site direcionando para um site externo ou link de outro site direcionando para o seu site;
• Palavra-chave: termos pesquisados, palavras digitadas na barra de busca;
• Tráfego: quantidade de acessos, volume de cliques para site;
• URL: endereço de uma página na internet, é o que aparece escrito na barra superior da tela (barra do navegador).
Conteúdo para Otimização de Sites
As técnicas de SEO envolvem programação de sistemas para “codificar” o conteúdo de um site para que os buscadores possam “enxergá-los” na internet.
A base do SEO é o conteúdo do site (texto, títulos e legendas das imagens etc.). Por isso, uma estratégia de SEO deve considerar primordialmente a produção de conteúdo. Assim, o SEO pode gerar tráfego para o seu site, aumentando as oportunidades de conversão, sem investir quase nada.
Gostou desse artigo? Quer aprender mais sobre SEO e outros temas de Marketing Digital para pequenas empresas? Leia outros posts no nosso blog.