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ToggleComo reestruturar um site e ter maior tráfego
Direcionar o tráfego para o seu site é um processo orgânico que leva tempo e nunca termina realmente.
Quanto melhor for a estrutura do seu site, melhor será sua chance de obter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
Todo site tem alguma “estrutura”. Pode ser uma estrutura rigorosa e simplificada, ou pode ser uma confusão desordenada de páginas. Se você for intencional e cuidadoso com a estrutura do seu site, você criará um site que atinja a excelência em pesquisa.
Para aumentar o tráfego orgânico do site, você precisa fornecer a seus clientes o que eles desejam – conselhos, informações e insights de qualidade.
Por que a estrutura é importante?
Geralmente a estrutura dos sites são negligenciadas. Por um lado, é um dos aspectos mais cruciais do desempenho de SEO de um site, mas, por outro lado, poucos webmasters e proprietários entendem o que significa ter uma estrutura de site que aprimore o SEO.
Os sites estão em constante mudança – mais páginas podem ser adicionadas, editadas, os serviços e / ou as ofertas de mensagens precisam sempre ser ajustados – e a lista tende a continua.
No topo da otimização on-page, há um lado técnico importante das coisas. Como sabemos, rastreabilidade e indexabilidade são os pré-requisitos de boas classificações. Precisamos ter certeza de que o seguinte acontece:
- Mecanismos de pesquisa rastreiam o site
- Os mecanismos de pesquisa entendem o conteúdo das páginas
- Mecanismos de pesquisa indexam as páginas
- A otimização do caminho de rastreamento é implementada
Identificando o problema num estudo de caso
Uma análise foi feita e realizada em um cliente na área do turismo. O cliente tinha páginas em seu site perfeitamente acessíveis para os mecanismos de busca. No entanto, muitas páginas não foram indexadas e nem mesmo as páginas indexadas estavam classificadas bem. Por que isso estava acontecendo? Precisava analisar a estrutura do site para conferir algumas coisas diferentes, incluindo:
- Comparar as páginas rastreáveis com as páginas indexadas pelo Google;
- Olhar para o tamanho do conteúdo das páginas para nos ajudar a identificar conteúdo fraco;
- Observar o número de visualizações de página por página da web durante um período mais longo para ver as tendências de comportamento do usuário;
- Revisar como as páginas estavam gerando tráfego orgânico;
- Rever dados de classificação para ver quais páginas foram classificadas para diferentes tipos de
Com base nas descobertas, foi identificado a origem do problema. Bem … fontes do problema
- Várias páginas competiam entre si,
- Algumas das palavras-chave segmentadas não eram compatíveis com conteúdo de qualidade em uma página dedicada,
- Pequenos pedaços de informação sobre o mesmo tópico foram espalhados por todo o site,
- Documentos e páginas desatualizados ainda foram publicados e não redirecionados para os atualizados,
- A estrutura de navegação não era lógica e as categorias e subcategorias eram sobrepostas.
Implementando a correção
Era então necessário organizar as informações úteis e a criar páginas com conteúdo de alta qualidade, enquanto livrava o site do conteúdo fraco. Foi mesclado páginas, reescrito completamente outras, além de redirecionamentos implementados de páginas que não eram mais utilizáveis.
Foi feito isso com base nas classificações atuais (e potenciais) do site, nos KPIs de engajamento do usuário e nas métricas de conversão, na taxa de rejeição e na taxa de desistência e, talvez mais importante: na pesquisa de palavras-chave.
As novas páginas e categorias deviam ser otimizadas para a demanda, e precisava criar uma estrutura que ajudasse os usuários a encontrar o que procuravam. Isso significava que desviasse identificar as intenções dos usuários com base nas métricas de engajamento para garantir o sucesso desse projeto.
Embora a identificação da intenção do usuário e a realização de pesquisas com palavras-chave adicionais fosse vital, o outro lado do processo envolvia a revisão de tudo.
Nenhuma cadeia de redirecionamento deveria ser criada e nenhum link interno, estivesse apontando para URLs antigas.
O resultado
Apenas para fornecer uma melhor compreensão do significado das mudanças, o website em questão tinha 200 páginas, 50 das quais foi implementada mudanças maiores e mais importantes – então, basicamente, 25% do site original foi afetado.
Mais importante, a posição média do ranking para essas palavras-chave foi de 56,2%. O número de palavras-chave classificadas teve um aumento significativo de 63%, mas a posição média do ranking para essas palavras-chave melhorou 10 posições no geral.
Ao melhorar a rastreabilidade do site e, portanto, fornecer aos mecanismos de pesquisa uma melhor compreensão do conteúdo dessas páginas (o que ajuda os mecanismos a fornecer resultados relevantes para pesquisas), observamos um aumento significativo no tráfego orgânico gerado por páginas pais e filhos específicos.
O projeto de reestruturação foi um sucesso e conseguimos mostrar ao cliente melhorias significativas. Aqui estão itens para lembrar ao avaliar a estrutura do seu site:
- Faça um plano para suas páginas e conteúdo
- Concentre-se em um dos principais tópicos por página
- Planeje a estrutura como uma árvore
- A estrutura geral deve ser bem equilibrada
- Mantenha o número de níveis o mais baixo possível (ninguém clicará 25 vezes para chegar a uma página específica)
- Verifique se há demanda de pesquisa para as páginas da categoria
A estrutura do site é um produto de pensamento cuidadoso, design intencional e organização precisa. A melhor época para desenvolver uma restrição de site forte é antes de criar seu site.
No entanto, se você estiver reestruturando seu site, poderá reformular o design e reorganizar alguns elementos de navegação para melhorar o SEO estrutural.
A estrutura do site é um dos mais importantes também, mas um dos métodos de otimização mais negligenciados, por isso avalie sempre todos os aspectos de restruturação. Direcionar o tráfego para o seu site é um processo orgânico que leva tempo e nunca termina realmente.
Você sempre quer trabalhar em sua estratégia para atingir um número cada vez maior de visitantes em seu site, porque, na maioria das vezes, é onde você estará obtendo a maior parte de seus clientes. Gostaríamos de saber de você se tem conseguido bons resultados com seu site, deixe um comentário e nos diga sua opinião.