Tendências do marketing digital é provavelmente a frase mais pesquisada nos buscadores entre o final de um ano e início de outro. Essa busca torna-se especial, no início de 2021, levando em conta as transformações proporcionadas durante todo ano de 2020. Muitas coisas foram ressignificadas em torno da humanidade, o mercado não fica de fora e tende a abraçar transformações que decorrem do chamado “novo-normal”.
Mais do que ficar atento às tendências do marketing, é importante compreender como aplicá-las a partir da realidade em que sua empresa se situa. Para alcançar maior espaço e liderar a corrida é preciso atualizações estratégicas constantes. Isto é, atualize o planejamento, de modo que atinja com eficácia o público-alvo e que garanta retorno positivo em vendas. Consequentemente o crescimento será natural espontâneo, se o trabalho for feito corretamente.
Fique atento, neste início de ano, para que as possibilidades oferecidas no mercado em marketing digital não seja um tiro no escuro ou mera repetição de dicas encontradas aleatoriamente na internet. Sua missão é valorizar cada centavo de investimento no setor de publicidade e transformar este ônus em leads.
Sumário
ToggleCaminhos do Marketing Digital em 2021
O contexto de 2020 ofereceu uma mudança em muitos aspectos da vida humana. Devido às consequências da pandemia da Covid-19, as pessoas foram obrigadas a mudar seus hábitos. Isso fez com que as mídias sociais tornassem um grande refúgio para a comunicação entre indivíduos.
Desse modo, as empresas foram conduzidas a olhar com mais atenção a comunicação via web. Criou-se até expressões como: “marcas que ainda não haviam aderido ao digital, foram obrigadas a implantá-lo”.
O meio digital não é uma novidade no marketing, na verdade está presente a mais de duas décadas. E muitas marcas ainda resistiam a aderir a esse conceito. Mas, no mundo pós coronavírus, foram obrigados a se adequarem para manter o próprio funcionamento.
Interatividade é uma Ordem no Marketing Digital
Por mais redundante que seja este assunto, é fundamental para o marketing digital, de qualquer empresa, criar seu site. Este deve ser elaborado não a partir da perspectiva da marca, mas sim do público-alvo. Ter um domínio próprio para seu site sempre foi uma necessidade, porém tornou-se indispensável.
Os profissionais do marketing digital, seja da equipe da empresa ou terceirizados, têm a obrigação de oferecer uma experiência ao consumidor, mesmo antes dele ser um lead efetivamente. A principal missão do site é oferecer uma relação prática, honesta e confortável ao visitante. É como uma sala de visitas, lugar em que as pessoas se sintam bem vindas e logo percebam que ali há soluções para resolver as suas dores.
É importante gerar o máximo de interatividade possível dentro do seu site, proporcionar links, um blog bem alimentado e um layout agradável. Que a estrutura seja desenhada de forma simples, elegante e de acordo com uma estética contemporânea, além de uma navegação fácil e intuitiva. E o mais importante, que tenha todas as respostas que o cliente precisa.
“Empresas que costumavam usar a mídia para entregar informações, agora elas mesma tornaram-se a mídia” – Andrew Nachison
O Micro Influenciador é Seguro
Investir em influenciadores é um bom caminho para o marketing digital. Porém por muito tempo o foco ficou em grandes personalidades com muitos seguidores e geradores de polêmicas. Não é bem por esse viés que a coisa funciona atualmente.
Celebridades geram despesas, não criam empatia com o produto, muito menos com o público-alvo, além de promover possíveis cancelamentos que respinguem em sua marca.
Mas nem tudo pode ser desprezado, o influenciador pode ser um bom parceiro, desde que seja direcionado da forma correta. Os micro influenciadores dão uma garantia de retorno maior. Eles têm em torno de 10 mil a 100 mil seguidores, mas o engajamento é maior. O fato de interagir mais com o público faz com que o poder de influência na hora da compra aumente consideravelmente.
Outra vantagem do micro influenciador é que ele é focado, geralmente, em um nicho específico. De modo que é possível investir em um profissional que saiba dialogar com o público-alvo da sua marca. Isso faz com que a possibilidade de conversão seja muito maior. Os seguidores dessa categoria são muito fiéis, devido a atenção recebida, de modo que o nível de confiança é maior do que em perfis com milhões de seguidores.
Portanto, sim, é uma tendência, do marketing digital em 2021, investir em micro influenciadores. Mas para que tenha retorno, procure perfis ligados à sua área. Com seguidores que já tem uma inclinação ao seu produto ou serviço. Divulgue com quem sabe dialogar com seu consumidor.
“Não use social media para impressionar as pessoas, use para impactá-las.” – Dave Willis
Transforme seu Cliente em Agente
No marketing digital é preciso saber fazer uso de algumas máximas que são repetidas diariamente, por exemplo: “Saiba que o cliente sempre tem razão”. Atualizando essa frase encontramos um grande potencial de publicidade.
Com o auxílio da rapidez da comunicação através das mídias sociais, há um meio eficaz e gratuito para divulgar sua que é o próprio lead. Ao ter uma boa experiência, ser bem tratado e ter seu problema resolvido, ele será um agente divulgador da sua marca.
Tecnicamente ele é chamado de User-Generated Content (UGC), podemos traduzir por cliente gerador de conteúdo. Nesse modelo temos um encontro do que há de mais atual nas tecnologias de comunicação com o jeito mais simples de divulgar uma notícia que é o boca a boca.
O UGC é a grande sacada do marketing digital atual. É eficiente porque gera confiança em um futuro cliente. Pois a pessoa que está divulgando é um usuário, e estando satisfeito, passará as melhores informações. É um serviço gratuito por ser espontâneo, criado a partir da boa experiência vivida na relação com a marca.
Para que essa estratégia funcione, é necessário que a relação entre cliente e empresa seja a mais perfeita. Não pode haver nenhum tipo de ruído. De modo que o lead sai satisfeito e com suas dores sanadas. Com o impacto do distanciamento social, a divulgação via UGC tornou-se mais forte e efetiva, principalmente em nichos específicos, como alimentação e demais serviços delivery.
Conteúdo em Vídeo
Faça uso dos vídeos em sua estratégia de marketing digital. Sem dúvidas esta é uma das formas mais engajantes e divertidas de se transmitir uma mensagem e ativar o gatilho no consumidor para captar sua mensagem e entender as necessidade em adquirir um produto ou serviço da sua empresa ou negócio.
Investir em criação de vídeos é prioridade, seja ele animado, explicativo ou institucional. Não é atoa que vemos milhares desses vídeos em sites pela internet. Tenha certeza de que esta é uma excelente estratégia de marketing de conteúdo e que vai crescer e se aperfeiçoar a cada ano.
Conclusão
Existem muitos caminhos para que se obtenha sucesso no marketing digital, porém o mais importante é que o trabalho de observação seja intenso e constante. Porque a realidade é dinâmica, novidades vem e vão em curto espaço de tempo. Além disso, procure elaborar estratégias que aproximem a marca do cliente. Este que aprendeu a ser bem tratado e já não abre mão deste bom tratamento, cuide bem do seu lead.