Inbound Marketing é a forma mais inteligente de conseguir a atenção das pessoas na internet. Com esta metodologia as empresas podem atrair a atenção das pessoas, através de conteúdo, e estabelecer um relacionamento com elas. É comum que o consumo aconteça naturalmente, no desenrolar desta relação.
Um dos grandes desafios do marketing é atrair leads qualificados em meio a tantas ofertas no mercado.
O Inbound Marketing facilita bastante este processo, otimizando os recursos investidos em marketing e comunicação.
Veja como utilizar o Inbound Marketing na sua empresa, independentemente do tamanho do seu negócio.
Sumário
ToggleInbound Marketing X Outbound Marketing
A estratégia de Inbound Marketing valoriza a escolha do consumidor, respeitando a sua experiência de compra. É diferente do Outbound Marketing, método antigo, intrusivo, que invadia e interrompia a experiência do público-alvo, entregando informações genéricas, sem considerar o estágio da jornada do consumidor daquela pessoa.
Antes de aprender o que fazer para aproveitar as vantagens do Inbound Marketing na sua empresa, é importante entender quais são ações que a sua empresa deve evitar:
• Enviar spam via e-mail marketing, Whatsapp e SMS;
• Utilizar pop-ups nos sites;
• Fazer telemarketing ativo.
Com estas ações, além de não oferecer uma experiência agradável para o usuário com a sua marca, existe uma grande chance de você desperdiçar sua verba de marketing com plug-ins bloqueadores de anúncios na web, filtros Antispam e aplicativos bloqueadores de chamadas.
Vantagens do Inbound Marketing
O Inbound Marketing pode ser utilizado para educar o mercado, informando as pessoas sobre a existência de determinado produto ou serviço, explicando quais problemas eles podem resolver, como utilizar o que é oferecido etc.
Outra vantagem do Inbound Marketing é que, através dele, a empresa pode se consagrar como uma referência em determinado assunto ou segmento de mercado, ganhando ainda mais atenção das pessoas.
Como fazer Inbound Marketing
O Inbound Marketing nasce da estratégia de marketing da empresa e é executado, principalmente, através do marketing de conteúdo.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing para atração e relacionamento com clientes. Ela consiste na produção e distribuição de conteúdo relevante para o público-alvo.
Fluxo do Inbound Marketing
Atração
O Inbound Marketing começa com a atração do público-alvo da empresa. A intenção é trazer as pessoas com potencial de consumo para os ambientes digitais da empresa: blog, redes sociais e site.
Há vários tipos e formatos de conteúdo utilizados para atrair as pessoas: blog posts, social posts, e-books, infográficos, vídeos etc.
Conversão
Depois de conseguir tráfego qualificado, o próximo passo é converter estas visitas em leads, ou seja, fazer com que a pessoa que genericamente se interessou pelo conteúdo transforme-se em alguém com genuíno interesse em consumir o produto /serviço relacionado àquele conteúdo.
Os recursos mais utilizados para converter visitantes em leads são: call to action, landing pages e formulários.
Relacionamento
O relacionamento é fundamental para que um lead qualificado vire um cliente. A relação contínua empresa-consumidor também é muito importante para fidelização de clientes e ações futuras de up selling e cross selling.
As maneiras mais utilizadas pelas empresas para relacionamento com os seus futuros e atuais clientes são:
personalização de mensagens em site, redes sociais e e-mail.
O Inbound Marketing é a nova forma de fazer marketing, gastando menos e investindo recursos de forma mais assertiva.
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