Se você faz parte desse incrível e vasto mundo do marketing digital, você sabe que as landing pages têm um papel fundamental na geração de leads e nas conversões.
Afinal, elas são projetadas justamente para capturar a atenção dos visitantes e incentivá-los a fazer alguma ação específica, como por exemplo, preencher um formulário, fazer uma compra ou assinar uma newsletter.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explorar aqueles elementos essenciais que não podem faltar de jeito nenhum em uma landing page bem-sucedida para te ajudar a otimizar sua estratégia de marketing e aumentar as suas taxas de conversão. Vem com a gente!
Sumário
ToggleO que é uma landing page?
Não iremos nos alongar tanto nesta explicação, afinal se você está aqui provavelmente já tem ou já está construindo uma. Mas basicamente, uma landing page é uma página da web feita especificamente para receber o tráfego de uma campanha de marketing e converter os visitantes em leads ou clientes.
Ou seja, não é um site ou um portal de notícias que irá fornecer informações constantes, pelo contrário, é algo bem pontual.
Portanto, ao contrário de um site tradicional, as landing pages tem um foco único e direcionado, e não podem conter distrações desnecessárias. Onde até mesmo o design é otimizado para uma ação específica, o que a torna uma ferramenta poderosa para gerar resultados realmente efetivos.
O que não pode faltar em uma landing page?
Existem uma série de elementos importantes em uma landing page. Porém, a seguir, te mostraremos os 11 principais itens que não podem faltar de forma alguma na sua página.
Portanto, abra sua landing page agora mesmo, e use os itens a seguir como uma espécie de checklist. Confira um por um, para ver se sua página está ou não no caminho certo!
1. Um título atrativo e claro
Em primeiro lugar, sua landing page precisa ter um título bem impactante. Pois isso é essencial para atrair a atenção dos visitantes do seu site e comunicar de forma mais rápida o valor oferecido pela página.
2. Uma copy (descrição do produto) convincente
Além disso, talvez mais importante que o título, é a copy. É obrigatório que sua landing page tenha uma descrição bem clara e persuasiva.
Ela deve transmitir facilmente os benefícios do produto ou serviço que você oferece, destacando como ele pode resolver os problemas ou satisfazer as necessidades do público-alvo.
Portanto, invista na escrita ou contrate um bom copywriter para escrever a copy da sua página.
Além disso, lembre-se de que é essencial que você siga todos os parâmetros de SEO na escrita da copy, portanto utilize plugins como o Yoast ou Rank Math, para garantir que está tudo dentro do esperado pelos mecanismos de busca.
3. Destacar os benefícios do produto ou serviço
De nada vai valer um site lindo, funcional e rápido, se não estiver claro quais são os benefícios que os visitantes terão ao tomar a ação que você está tentando induzir.
Portanto, destaque todas as soluções que o produto ou serviço oferece e os resultados positivos que os usuários podem alcançar com ele.
4. Um CTA que seja, de fato, efetivo
A chamada para ação, ou seja, o CTA, deve ser clara, convincente e facilmente identificável. O visitante do site precisa bater o olho e já entender o que é para fazer.
Portanto, utilize verbos de ação e crie um senso de urgência para encorajá-los a agirem imediatamente e sem titubear.
5. Um formulário de captura de informações
Parece básico, mas muita gente desacredita do potencial de um bom formulário de captura de informações. Esse formulário precisa ser bem projetado e simples de preencher.
A forma mais fácil de fazer com que ele seja, de fato, efetivo, é oferecer para o visitante algum benefício após preencher, como um eBook, um desconto exclusivo ou acesso a conteúdo relevante.
6. Elementos visuais impactantes
Utilizar imagens e vídeos relevantes também ajudam a transmitir a sua mensagem de uma forma mais eficaz e acaba despertando o interesse dos visitantes de uma forma muito mais fácil.
Portanto, certifique-se de que os elementos visuais estejam alinhados com a identidade visual da sua marca e que sejam de alta qualidade.
7. Depoimentos e provas sociais
Mais um elemento que não pode faltar de forma alguma. Os depoimentos positivos de clientes satisfeitos e provas sociais, como prêmios e certificações, aumentam muito a confiança e a credibilidade da sua landing page. Portanto, não deixe de investir nisso!
8. Um design responsivo e compatível com dispositivos móveis
Esse é mais um ponto que sempre falamos, seja falando de SEO ou de como deixar um site mais atrativo.
Cada vez mais existem diferentes dispositivos, e principalmente com o uso cada vez mais crescente de dispositivos móveis, é fundamental que a sua landing page seja responsiva e se adapte a diferentes tamanhos de tela, para que os usuários tenham um boa experiência independente do dispositivo que estiverem usando.
9. Links e navegação mínimos
Como as landing pages tem objetivos bem claros, o ideal é que você reduza as distrações ao máximo.
Portanto, remova links e menus de navegação que possam levar os visitantes a sair da página antes de realizar a ação que você deseja.
10. Testes e otimização contínuos
Por fim, realize testes A/B para avaliar diferentes elementos da landing page, como título, CTA e design.
Portanto, teste diferentes landing pages a fim de identificar o que funciona melhor e otimize constantemente sua página para melhorar as taxas de conversão!
3 dicas extras para criar uma landing page eficaz
Além dos elementos essenciais que não podem faltar na sua landing page, abaixo, separamos 3 dicas extras para criar uma boa landing page!
Defina seu público-alvo e tenha objetivos claros
Em primeiro lugar, conheça o seu público-alvo e suas necessidades para criar uma landing page bem direcionada.
Então, estabeleça metas claras e mensuráveis para orientar o design e a mensagem da página. Se inspire também nos concorrentes, não para copiar, mas para estar alinhado ao que funciona e ao que seu público gosta e procura!
Utilize elementos visuais atraentes
Além disso, utilize imagens e vídeos de alta qualidade que sejam relevantes e que despertem o interesse dos visitantes.
Quando o design é visualmente atraente a primeira impressão costuma ser bem positiva e mantém os visitantes engajados. Além disso, a maioria das pessoas considera que o design é um fator essencial para sua percepção de credibilidade e confiança em uma página.
Mantenha a simplicidade e a clareza na comunicação
Por fim, evite sobrecarregar sua página com informações excessivas. Muitas vezes acreditamos tanto em nosso produto ou serviço que acabamos querendo falar demais e incluir muitos tópicos. Porém, isso acaba dificultando o entendimento do potencial lead.
Portanto, mantenha a sua mensagem clara, direta e fácil de entender. Use parágrafos curtos, marcadores e títulos para facilitar a leitura!
Conclusão
Como acabamos de ver, uma landing page bem projetada é uma ferramenta extremamente poderosa no marketing digital.
Implemente os elementos que trouxemos neste artigo, como um título atrativo, CTA efetivo, elementos visuais impactantes e uma otimização contínua. Pois temos certeza que você aumentará muito suas chances de converter os visitantes da sua landing page em leads qualificados e futuros clientes.
Lembre-se de que uma landing page eficaz requer muitos testes, otimizações e adaptações contínuas para obter os melhores resultados. Portanto, olhe para ela sempre com um olhar crítico, invista tempo e esforço, e você colherá os benefícios de uma taxa de conversão mais alta e um crescimento muito mais sustentável nos negócios!