Sua identidade visual da sua marca é um aspecto vital em termos de construir seu negócio em um empreendimento próspero e bem-sucedido. Sua identidade transmite quais são seus valores essenciais de maneira clara e consistente, e isso é crucial para suas aspirações. Manter uma identidade visual da sua marca no marketing digital é essencial.
As pessoas entendem o que a sua empresa representa e o que ela está tentando alcançar? Você tem uma proposta clara? Seu material de marketing e todo o conteúdo relacionado à sua empresa refletem isso? Depois de ter respondido às perguntas acima e, se necessário, tomado as medidas para resolvê-las, você também deve implementar as seguintes diretrizes;
Sumário
ToggleAs primeiras impressões são vitais
Isto é verdade na maioria das áreas da vida, com ou sem razão, e em nenhum lugar isso é mais pertinente do que através de sua marca. Isso pode incluir seu idioma, logotipo, esquema de cores, uso de imagens, tipografia e design.
Não importa o quão bem equipada seja a sua empresa, se o consumidor ficar com uma impressão ruim de alguma das situações acima, você pode não ter outra chance de impressionar, use-a com sabedoria.
Seu nome, logotipo e cores devem estar presentes em todo o material de marketing e conteúdo, o mesmo ditado pode ser aplicado às fontes e estilos usados em todo o site. Isso deve ser aplicado em toda a linha, sem exceção, de blogs para mídias sociais, sites para cartões de visita. Todos devem ter a mesma identidade, tornando você instantaneamente reconhecível.
Use conteúdo multimídia
O conteúdo visual provou ter uma taxa de conversão mais alta do que a palavra escrita sozinha, utiliza todos os seus recursos para acentuar isso. Você pode implementar isso através do uso de áudio e vídeo em seu conteúdo, o vídeo está previsto para ter um ano enorme este ano devido aos avanços nas velocidades de banda larga e capacidades do dispositivo.
A marca da mídia social não se limita ao conteúdo textual. Imagens, música e especialmente vídeo são meios altamente eficazes para fortalecer a identidade de uma marca. Essas mídias têm um potencial muito maior de atrair a atenção do público, como evidenciado pela popularidade de plataformas como o YouTube e o Instagram, que são redes sociais por si só.
Mantenha uma estratégia consistente
O objetivo da marca é produzir um conjunto específico de ideias e emoções na mente do consumidor sempre que ele ou ela o encontrar. Portanto, uma marca forte é aquela que envia uma mensagem clara e o faz de maneira consistente.
No campo do marketing de mídia social, uma das maneiras pelas quais isso pode ser realizado é adotando uma linguagem e um tom específicos para todo o conteúdo de mídia social. Por exemplo, uma empresa de entretenimento que produz filmes de comédia gostaria que sua marca fosse associada à alegria, ao riso e a um bom momento em geral. Talvez seja necessário criar um conteúdo de mídia social que seja mais irreverente em termos de tom e que use a linguagem conversacional do dia-a-dia, em vez da linguagem corporativa.
Otimize seu conteúdo
Seu conteúdo é o seu ponto de contato com o consumidor, é também sua voz e o principal aspecto que atrairá o consumidor a se envolver com você. Portanto, é vital que você esteja criando conteúdo que o consumidor irá procurar e, acima de tudo, achar útil.
A providência de conteúdo de alta qualidade que o consumidor considera relevante para suas necessidades adicionará credibilidade e confiança à sua marca e fortalecerá sua identidade corporativa no mercado.
Intimamente relacionado à consistência está a regularidade. Poucas empresas atingiram o ponto em que sua marca pode funcionar no piloto automático. A Coca-Cola, a Apple ou a Disney não precisam lembrar os consumidores de sua existência regularmente, mas a maioria das outras empresas precisa promover sua marca repetidamente para ganhar uma posição na mente do público.
Comunique-se com seu público
As mídias sociais são benéficas para as empresas porque oferecem uma linha direta para a comunicação de marketing. Estabelecer e manter a identidade da marca pode prosseguir de forma mais eficaz se houver uma constante de ida e volta entre a empresa e seus clientes.
Esse loop de feedback permite que as empresas façam ajustes dinâmicos, abordando as preocupações dos clientes. Em termos práticos, isso significa que as empresas devem prestar muita atenção ao que seu público está escrevendo nas seções de comentários de suas postagens de mídia social e respondendo de acordo.
Além disso, as empresas devem certificar-se de que tenham pessoal disponível para responder a consultas diretas nas mídias sociais.
Fornecer valor ao consumidor ao fixar sua identidade visual
Uma das maneiras mais fáceis de conseguir alguém para prestar atenção em você é oferecendo algo em troca. Isso funciona igualmente bem nas mídias sociais como na vida real.
No contexto do marketing de mídia social, isso significa que o conteúdo de marca precisa satisfazer alguma necessidade do consumidor para ter uma chance de ser lembrado.
Caso contrário, corre o risco de ser tratado como publicidade regular, que é facilmente ignorada pelo público. Em outras palavras, oferecer conteúdo de qualidade é essencial para qualquer estratégia e marketing de mídia social, incluindo a promoção da identidade da marca. Fornecer artigos interessantes e bem pesquisados em seu feed de mídia social é uma maneira de conseguir isso.
Outros incluem o fornecimento de conteúdo com alto valor de entretenimento ou oferecem descontos em troca de CTAs de mídia social. O objetivo final de qualquer iniciativa de transformação digital deve sempre ser o fortalecimento da identidade de marca de sua empresa.
Promover sua marca nas mídias sociais é inestimável para diferenciar sua empresa de seus concorrentes. É uma parte essencial de uma estratégia de marketing online dedicada, e as recompensas em potencial em termos de conversões, reconhecimento de marca e defesa da empresa valem o esforço. Como você constrói a identidade visual da marca do seu produto?