O SEO no desenvolvimento de sites é fundamental para o sucesso das estratégias digitais das empresas.
Além do cuidado com a usabilidade do website para oferecer uma boa experiência para os usuários, criar site sem levar em consideração os critérios de indexação do Google é jogar dinheiro fora.
Como há mais de 200 fatores que interferem no rankeamento de um site no Google, e eles são alterados frequentemente, é importante desenvolver o site já incluindo estes critérios, para que fique mais fácil acompanhar estas atualizações.
Veja como trabalhar os critérios de SEO que são essenciais para um site de sucesso e prepare sua empresa para ter melhores resultados na internet.
Sumário
ToggleFatores que pioram o rankeamento no Google
Antes de saber o que fazer para ter um bom desempenho com SEO, saiba o que não fazer, ou seja, conheça as práticas que a sua empresa deve evitar nos ambientes digitais.
Conteúdo duplicado e copiado
Tanto fotos quanto imagens não devem ser “republicadas”, nem mesmo nos próprios canais da empresa, como site e redes sociais.
Cópia de conteúdo de outros sites, então, além de prejudicar o rankeamento no Google é uma prática que vai contra a lei 9.610/98, que trata de Direitos Autorais no país.
Páginas com erro
Páginas que apresentam frequentemente o status “em manutenção” ou “Erro 500” são penalizadas com rebaixamento no posicionamento. Verifique rotineiramente se o site está funcionando corretamente.
Conteúdo de baixa qualidade
Atualmente, o Google já tem capacidade para analisar a semântica e a sintaxe do conteúdo, ou seja, além de avaliar a relevância do conteúdo, o buscador identifica conteúdos repetitivos, com erros de ortografia e gramática, penalizando estas páginas com queda no posicionamento nos resultados de busca.
SEO que melhora o rankeamento no Google
Agora que você já sabe o que não fazer nos ambientes digitais, veja estas pequenas ações para melhorar o rankeamento do seu site no Google:
Palavra-chave
O Google valoriza páginas com conteúdo original, que incluam a palavras-chave nas heading tags h1, h2, além da URL e também no início do texto, entre as 100 primeiras palavras.
A densidade da palavra-chave, que é a quantidade de vezes que a palavra principal é repetida ao longo do texto, também é importante para o rankeamento no Google, e deve ficar entre 0.5 and 2.5%.
Tamanho do conteúdo
Quanto maior o conteúdo, maior a profundidade possível para explorar o assunto. Este é um dos critérios utilizados com o Google, juntamente com a avaliação da relevância e semântica do conteúdo.
De forma geral, veja como criar conteúdo com os tamanhos mais comuns em sites e blog posts:
• 500 palavras: indicados para long tails específicas;
• 1.000 palavras: melhor para long tails gerais;
• 2.000 palavras ou mais: ideal para head tails.
Como ajustar o SEO do seu site
Além de não duplicar e copiar conteúdo, é importante trabalhar com conteúdo de qualidade, com tamanho certo e uso adequado da palavra-chave, mas também existem outros cuidados de SEO a serem tomados na criação de um site.
Neste sentido, uma boa consultoria de SEO pode ajustar estes como:
• Quantidade e qualidade de links externos e internos para a página;
• Frequência de atualização do conteúdo;
• Hierarquia e categorização de páginas;
• Sitemap, entre outros.
A chave do sucesso com SEO é lembrar que a otimização de site deve ser feita para pessoas respeitando os critérios de indexação dos buscadores. Assim, naturalmente os resultados serão melhores.
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