Usabilidade é a técnica de tornar o site fácil de ser utilizado pelos usuários.
A usabilidade é o conjunto de técnicas, recursos visuais e programação que tornam o site intuitivo, ou seja, que as pessoas facilmente entendam como ele funciona.
Um site com boa usabilidade tem menores taxas de rejeição, maior tempo de navegação e índices mais altos de conversão.
Pense na sua própria experiência. Quantas vezes você abandonou um site e até mesmo desistiu de comprar algum produto porque o site era confuso, ou porque você não conseguiu entender como procurar o que precisava, escolher o produto, a cor, o tamanho, pagar e finalizar a compra?
Veja algumas dicas para melhorar a usabilidade do seu site e evitar que isso aconteça com os seus potenciais clientes.
Sumário
ToggleMantenha a navegação simples
Uma estrutura de menu simples e clara, assim como botões de ação objetivos e bem posicionados são fundamentais para uma boa experiência do usuário. Só de olhar a tela as pessoas devem entender o que fazer e após realizar alguma ação elas precisam ter certeza do que aconteceu.
Mensagens de confirmação de ação e avisos de inconsistência, como por exemplo: “Sua mensagem foi enviada”, “Pedido concluído com sucesso”, “Preencha o campo CEP para continuar” e “Número de CPF inválido” ajudam o usuário a utilizar melhor o site.
Use títulos limpos nos links
Os títulos limpos nos links dão clareza para o usuário em relação à navegação, facilitando que ele “se localize no site”.
Veja este exemplo de URL de um site:
http://meusite.com.br/jsessid=15dfeg78w9
E este outro:
http://meusite.com.br/blog/decoracao-de-quarto-de-menina
O segundo exemplo desperta mais interesse, deixando claro qual é o conteúdo da página, antes mesmo de ela ser “carregada na tela”.
Um título limpo no link ajuda o usuário a ter uma experiência melhor no site, inspira credibilidade e auxilia o posicionamento do site nos mecanismos de busca.
Crie conteúdo objetivo
O objetivo do conteúdo é entreter, entregar valor, prender a atenção do usuário, mantendo ele na navegação do site. Para isso o conteúdo deve ser objetivo, de forma que o usuário fique satisfeito, com a sensação de que encontrou o que realmente estava procurando.
As pessoas devem achar que o conteúdo é interessante, relevante e útil. Pense nisso ao definir a estratégia de conteúdo do seu site.
Deixe a área contato em destaque
É uma boa prática deixar a área de contato, com as informações de telefone, endereço, link das redes sociais e formulário “Fale Conosco” bem visível no site. Se possível no rodapé de todas as páginas e ou em uma aba específica no menu.
Com tantos sites novos surgindo diariamente, garantir uma boa experiência do usuário pode ser fator determinante para ganhar novos clientes ou perder espaço para a concorrência. Cuide da usabilidade do seu site e garanta o seu lugar nesse mercado.
Quer saber mais sobre usabilidade e outros recursos importantes para o sucesso da sua estratégia digital? Leia mais artigos sobre este e outros temas no nosso blog.