4 Segredos para criação de sites de sucesso
Criação de sites é coisa séria. O seu site é “a cara” da sua empresa na internet. Há até quem diga que “se não está no Google, não existe”, tamanha é a importância que a presença digital tem. No entanto, não basta só ter um site. Ele tem que funcionar.
Por que alguns sites não trazem resultados para as empresas? Quais são os fatores importantes para criação de site? Nós vamos te contar alguns segredinhos sobre a criação de sites de sucesso. Vem ver:
1. Escolha a melhor plataforma
Cada objetivo de Marketing Digital necessita de um tipo diferente de plataforma e recursos digitais, muitas vezes, usados em conjunto. O primeiro passo é entender quais são as necessidades do seu negócio.
As principais funções das plataformas e meios digitais são:
• Site/Blog: informações institucionais, apresentação de portfólio, repositório de conteúdo;
• Loja Virtual: catálogo de produtos e transação de vendas, formas de pagamento;
• Landing Page: captação de dados, distribuição de conteúdo e entrega de ofertas.
2. Cuide da Identidade Visual
Assim como o Design Gráfico é fundamental para a apresentação da sua marca nos meios físicos (papelaria, impressos, material de divulgação, sinalização de ambientes etc.), a Identidade Visual é essencial para criação de sites de sucesso.
A exibição da sua marca nos meios digitais deve seguir os padrões de cada ambiente, exigindo adaptações específicas, que envolvem layout e programação. O Web Designer é o profissional com conhecimentos técnicos importantes para a criação de sistemas web, site, blog, loja virtual e landing page, entre outros. Optar por plataformas com uma aparência amadora é arriscar a credibilidade da sua marca na internet.
3. Crie um site funcional
A criação de site profissional envolve conhecimentos de várias áreas: design (layout), programação (código) e usabilidade (experiência do usuário). Não adianta o site:
• Ser lindo, mas não ser indexado nos buscadores e encontrado pelas pessoas;
• Aparecer no Google e não funcionar corretamente (formulários, links etc.);
• Aparecer nas buscas, funcionar direitinho, mas ter uma aparência caseira.
Criar um site para a sua empresa é uma ação indispensável, porque os seus clientes estão na internet e os seus concorrentes também. A maneira que a sua empresa se apresenta na web, pode fazer diferença direta no seu faturamento.
4. Inclua SEO na criação de site
Manter uma estrutura adequada da sua plataforma para uma boa experiência do usuário e garantir bom resultado nas buscas do Google e outros buscadores não é uma tarefa fácil, mas é primordial.
Nesse sentido, a técnica de SEO (Search Engine Optimization) na criação de sites é importante porque se o usuário não encontra o seu site, ele não usa; se ele encontra e não consegue usar direito ou não gosta de como o site funciona, ele não volta. Isto significa cliente perdido.
A otimização de sites é a melhor forma de preparar ou corrigir a estrutura do site para que ele gere resultados, mas não para por aí. A manutenção de sites é a maneira de manter essa estrutura atualizada, ajustando periodicamente o que for necessário para manter o site com bom desempenho.
Se você já tem um site, reflita sobre os pontos citados neste artigo. Se você ainda não decidiu pela criação de site para a sua empresa, não perca mais tempo!
Em qualquer um dos dois casos, procure orientação profissional para não desperdiçar seu dinheiro.